O Madeira Innovation Challenge é um programa personalizado de consultoria com o objetivo de apoiar PME’s na sua transição digital, permitindo-lhes evoluir em direção à sustentabilidade ambiental.
A atuar em dois dos seis eixos estratégicos do Smart Islands Hub (SIH) – economia circular, ambiente e sustentabilidade e energia – pretende apoiar as empresas participantes na identificação de problemas, no âmbito geral de funcionamento da organização, e na definição de soluções passíveis de implementação com recurso às tecnologias digitais.
A frequência no Madeira Innovation Challenge é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia limitada a 10 participantes (empresas).
O programa tem por objetivo capacitar as empresas e suas equipas para as necessidades e desafios atuais. Tem igualmente o objetivo de proporcionar às empresas metodologias de reflexão, análise e ideação que poderão depois replicar no dia-a-dia do seu negócio.
Empresas com sede e a atuar no mercado regional, nomeadamente pequenas e médias empresas que reconheçam no programa uma oportunidade de desenvolvimento.
As inscrições são feitas online, no site da Startup Madeira, até às 23h59 do dia 08 de junho de 2023.
Sem prejuízo das condições mínimas de participação, os critérios de seleção das empresas são:
As candidaturas elegíveis serão hierarquizadas por ordem decrescente da sua classificação final até atingir o limite de 10 empresas participantes, tendo como critério de desempate a ordem de entrada da candidatura.
Para mais informações e forma de cálculo para a hierarquização, por favor consulte o regulamento.
Programa desenvolvido no âmbito do SIH - Smart Islands Hub e promovido pelo Governo Regional, através da Startup Madeira, com o apoio da empresa Mindsurfing. Abaixo poderá conhecer o perfil da equipa convidada, responsável pela dinamização da metodologia do Madeira Innovation Challenge:
O propósito do meu trabalho é Desenvolver a Liderança e as Equipas, com Impacto e Significado. Através da Mindsurfing, empresa que fundei em 2006, desenvolvo e facilito programas e eventos integrados, desenhados de forma personalizada para cada cliente ou projeto. Associo a minha experiência como gestora às aprendizagens que trago do desporto de alta competição, aos ensinamentos profundos da natureza e às metodologias colaborativas e de co-criação. Colaboro com a Startup Madeira há vários anos, nas áreas de inovação, estratégia e performance de equipas. Espero com este programa Madeira Innovation Challenge contribuir para a identificação de novas possibilidades das empresas participantes, no alinhamento daquilo que o futuro lhes está a pedir.
O Madeira Innovation Challenge é uma ação desenvolvida no âmbito do SIH – Smart Islands Hub, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (TD-C16-I03, medida 013 – “Digital Innovation Hubs”). Mais informações no site oficial do Recuperar Portugal.
Dois dias de imersão numa reflexão dinâmica sobre as possibilidades de inovação, melhoria e otimização de cada uma das empresas participantes. Serão trabalhados em sala os seguintes tópicos:
Um dia para desenvolver o Plano de Melhoria e Inovação de cada empresa, com identificação dos objetivos, impactos, principais desafios, recursos necessários e ações prioritárias, com base nos elementos resultantes do Think Tank. Serão trabalhados em sala os seguintes tópicos:
O presente regulamento visa definir as condições de acesso, os direitos e as obrigações para a participação no Madeira Innovation Challenge, um programa promovido pela Startup Madeira, no âmbito do consórcio SIH – Smart Islands Hub, e cofinanciado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência (TD-C16-I03, medida 013 – “Digital Innovation Hubs”).
01.Enquadramento
O Madeira Innovation Challenge é um programa personalizado de consultoria com o objetivo de apoiar PME’s na sua transição digital, permitindo-lhes evoluir em direção à sustentabilidade ambiental.
A atuar em dois dos seis eixos estratégicos do SIH – economia circular, ambiente e sustentabilidade e energia – pretende apoiar as empresas participantes na identificação de problemas, no âmbito geral de funcionamento da organização, e na definição de soluções passíveis de implementação com recurso às tecnologias digitais.
02.Objetivos
O programa tem por objetivo proporcionar uma reflexão, pesquisas e discussões sobre a temática subjacente ao Madeira Innovation Challenge e identificar ações prioritárias a implementar em cada uma das empresas participantes, apoiando cada participante na seleção da ação prioritária e na definição dos passos seguintes.
03.Destinatários
Empresas com sede e a atuar no mercado regional, nomeadamente pequenas e médias empresas que reconheçam no programa uma oportunidade de desenvolvimento.
04.Candidatura
As candidaturas são feitas dentro dos prazos indicados no ponto 6 deste regulamento e através do formulário de candidatura disponibilizado para o efeito no site da Startup Madeira.
05.Condições mínimas para participação
São elegíveis as candidaturas apresentadas por empresas que se enquadrem nas seguintes condições:
As empresas ao participarem no Madeira Innovation Challenge obrigam-se, sob compromisso de honra, a:
06.Prazos e validação das candidaturas
As candidaturas decorrem de 11 de maio a 8 de junho de 2023 através de formulário de candidatura próprio disponibilizado no site da Startup Madeira.
O formulário de candidatura, depois de rececionado pela Startup Madeira, dará origem a um pedido de informação para aferição do nível de maturidade digital da empresa, análise do enquadramento das necessidades da empresa no programa e contributo positivo da estratégia da empresa para a economia circular, ambiente e sustentabilidade e/ou energia.
07.Análise e seleção
Sem prejuízo das condições mínimas de participação, os critérios de seleção das empresas são:
As candidaturas elegíveis serão hierarquizadas por ordem decrescente da sua classificação final até atingir o limite de 10 empresas participantes, tendo como critério de desempate a ordem de entrada da candidatura.
O processo completo de candidatura pressupõe a submissão do “formulário de candidatura” e da submissão dos elementos solicitados no “pedido de informação” subsequente. Desta forma, a data e hora de submissão deste último irá determinar a ordem pela qual as candidaturas serão ordenadas.
A classificação final é obtida através da seguinte fórmula:
CF=(A+B+C+D)/4
Onde:
De acordo com a seguinte escala:
08.Plano de atividades e calendário
O programa decorre nos dias 14 e 15 de junho e no dia 20 de junho, cumulativamente. O horário previsto é das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, no primeiro dia, e nos restantes dias das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 (com período de almoço livre).
As sessões são presenciais, a decorrer no Hotel VidaMar (Estrada Monumental 175-177), e compreendem os seguintes momentos:
A Startup Madeira irá, para seguimento do trabalho realizado em sala, e numa fase posterior a indicar, proceder ao acompanhamento one-to-one das empresas que demonstrem capacidade financeira, humana e técnica para dar continuidade à implementação da ação prioritária identificada. As empresas que passarão a esta fase serão selecionadas pela Startup Madeira, em conjunto com os facilitadores do Madeira Innovation Challenge e do consórcio SIH, tendo em conta os objetivos e interesses do projeto e dos parceiros.
09.Proteção de dados
10.Confidencialidade
Os candidatos devem incluir no “formulário de candidatura” e “pedido de informação” apenas a informação pública, com exclusão de toda a informação confidencial.
Todos os membros envolvidos na organização do Madeira Innovation Challenge comprometem-se a não fazer uso indevido de qualquer documento ou informação que conste da candidatura, assim como asseguram a segurança dos dados pessoais e o respeito pela política de proteção de dados, e salvaguardam na sua ação o respeito pela autoria das ideias e projetos.
A divulgação de qualquer informação confidencial, em qualquer momento do Madeira Innovation Challenge, é da inteira responsabilidade do participante não podendo a Startup Madeira vir a ser responsabilizada por essa divulgação e/ou pelos efeitos que a mesma venha a alcançar. A Startup Madeira remete a responsabilidade de proteção anterior à divulgação para o participante, nas situações que a mesma se mostre possível (quer seja através de direitos de autor, marcas, patentes, modelo de utilidade, design, acordos de confidencialidade, entre outros).
(procedimento passo a passo)
Encontram-se abertas as inscrições para o Madeira Innovation Challenge. Deverá preencher o formulário nesta página para efetivar a sua inscrição. O mesmo formulário dará acesso à inscrição nas "Oficinas Zero Day PME - A reinvenção do negócio", que são sessões com conteúdos programáticos preparados para funcionar como uma introdução ao Madeira Innovation Challenge. A participação nas oficinas não é obrigatória, mas recomendável, para que possam aferir o potencial do Madeira Innovation Challenge.
Não se esqueça de consultar o regulamento.