CEIM dá lugar à Startup Madeira

A alteração da nossa designação social para Startup Madeira em destaque no Diário de Notícias > dia 07/08/2016.
O Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM) passou a designar-se “Startup Madeira – More Than Ideas”.Esta mudança de nome, acordada na mais recente Assembleia Geral de Sócios daquela instituição é apenas o lado mais visível de um reforço de competências, de um crescimento que se quer impulsionado e de uma estratégia global de desenvolvimento económico da Região.
Segundo explica Patrícia Dantas de Caires, presidente do Conselho de Gerência da agora “Startup Madeira – More Than Ideas”, a alteração de nome visa “um alinhamento com a estratégia nacional que já existe nesta área”, recordando o caso da “Startup Portugal”, “Startup Lisboa” ou “Startup Braga”. “O nosso país está a ganhar cada vez mais terreno nesta área, por isso é importante que, aqui na Região, sigamos a mesma tendência e coerência ao nível do ‘branding’”.
Mas não é só esta ligação ao nível do todo nacional que interessa. Importa sobretudo reforçar o posicionamento internacional da instituição e, para isso, “é fundamental que a designação desta entidade seja, por si só, uma forma de facilitar e encontrar mais trabalho e parcerias ao nível internacional”.
Patrícia Dantas de Caires sublinha ainda que mais do que a mudança de nome, a alteração para “Startup Madeira – More Than Ideas” vai ao encontro daquela que é a estratégia de crescimento da entidade criada em 1997. “Nos últimos tempos a atuação desta instituição foi muito para além daqueles que eram os objetivos iniciais do CEIM, sobretudo tendo em conta a aposta clara deste Governo Regional nas áreas da Inovação e do Empreendedorismo e no reforço que tem sido feito a este nível”.
É certo que a base da agora “Startup Madeira” continuará a ser a conceção e desenvolvimento de ideias com vista à criação de projetos de negócio, mas a atuação não fica por aí. “O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por esta entidade, e que já foi reconhecido no final do ano passado com a atribuição do prémio nacional ‘Startup Incubator of the Year’ já implica a fase posterior, da transformação das ideias em projetos concretos, em micro ou pequenas empresas”, refere ainda.
Reforço da estratégia do Governo Regional
O Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinha que a alteração de nome é sobretudo um “reposicionamento desta entidade naquela que é a estratégia global do Governo Regional de fomento do empreendedorismo e da inovação e do desenvolvimento económico desta Região”.
Eduardo Jesus recorda que os resultados obtidos pelo até agora CEIM são reveladores do trabalho que tem sido feito ao nível do desenvolvimento regional em áreas-chave. Só no último ano, foi dado apoio especializado a 240 empreendedores e somaram-se cerca de dois mil participantes em atividades de estímulo ao empreendedorismo (Oficinas do Empreendedor, RoadShow For Entrepreneurship, Startweb, etc), sendo que atualmente estão incubadas 40 empresas.
E no ano em que Lisboa será palco para o WebSummit, um dos mais importantes eventos europeus de tecnologia, empreendedorismo e inovação (7 a 10 de Novembro próximo), a “Startup Madeira – More Than Ideias” será fundamental garantir para a visibilidade das startups regionais, diz ainda Eduardo Jesus.
“Queremos que a ‘Startup Madeira – More Than Ideias’ seja mais do que uma incubadora de ideias, como aliás o nome indica”, acrescenta o governante. “Queremos que esta entidade seja aquela que, com um diálogo estreito ao nível nacional e internacional, apoie mais empresas, incentive a inovação e reforce o contato com empreendedores na Região e em todo o mundo, criando as bases e alimentando o Brava Valley, que se assume como um projeto sem igual em todo o país”.
Eduardo Jesus acredita que esta mudança de nome é mesmo o primeiro passo para que a Madeira conquiste, em definitivo, um lugar de destaque no mundo da inovação e do empreendedorismo internacional tornando-se um destino por excelência para aqueles que querem apostar nestas áreas e que, aqui, encontrarão um local que oferece as condições ideias para todas as fases de um projeto de negócio.
Depois de acordada esta mudança de designação, o próximo passo para a “Startup Madeira – More Than Ideias” passa pela criação de uma nova imagem e de novos meios para comunicação com o público, como a disponibilização de um site próprio. O objetivo é que este processo de “rebranding” esteja concluído até ao final do corrente ano. De qualquer modo, sublinha Patrícia Dantas de Caires, mesmo nesta fase de transição, alguns projetos já previstos, assim como iniciativas já iniciadas e que terão continuidade nos próximos meses (como é o caso da 4ª edição do Startweb) vão decorrer normalmente, sob o “chapéu” da marca CEIM.