Blue Economy Entrepreneurship

14 December, 2023

O projeto Blue Economy Entrepreneurship (BEE), é co-financiado pela União Europeia, Eramus+, coordenado pela F6S (Irlanda), com a parceria da SkillsZone Malta (Malta), Mine Vaganti NGO (Itália, Sardenha), Seal Cyprus (Chipre) e Startup Madeira (Portugal, Madeira).

The BEE pretende criar oportunidades de formação para adultos com uma qualificação limitada (low-skilled), que enfrentam dificuldades económicas e vivem nas ilhas europeias, com foco na Economia Azul e com competências empreendedoras.

Este projeto centra-se no turismo costeiro da Economia Azul, direcionado a um público-alvo, com idades entre os 18 e os 35 anos, desempregados, que enfrentam dificuldades económicas e com menos oportunidades educativas, para progredir em termos de qualificações e entrar no mercado de trabalho de uma forma mais acessível. Validado através do Entrecomp framework e o Europass, garantindo qualificações adequadas para utilização após o projeto.

O BEE pretende ainda ajudar a criar ambientes de trabalho mais inclusivos, respondendo às necessidades das comunidades insulares.

 

Desde o início de 2023, que todos os parceiros têm se reunido mensalmente, em formato online, para definir e trabalhar neste projeto, sendo que a reunião kick-off aconteceu presencialmente a 24 de abril em Dublin. A partir desse momento, todos os parceiros já apresentaram resultados de trabalho executado em conjunto, incluindo um "Transnational Research Report", que pode ser lido online here.

 

De 6 a 10 de novembro de 2023, a Startup Madeira esteve presente no evento 'Training Course', em Limerick (Irlanda), juntamente com todos os paceiros. Durante 5 dias, 20 pessoas estiveram presentes a participar ativamente no training guide, possibilitando troca de conhecimentos, ideias, metodologias, aprendizagens e feedback.

Estes dias serviu para elaborar o Manual que servirá de base para a criação de um E-curso, que se representará como um instrumento de auto-aprendizagem para o target deste projeto. Pretende ainda facilitar a entrada no mercado de trabalho, comprovando competências de empreendedorismo e conhecimentos sobre o sector do turismo com base nos desafios específicos das áreas geográficas do consórcio. 

 

Até o Verão de 2024, este e-curso será apresentado por cada parceiro na sua localização, incluindo a ilha da Madeira. Mais informações do projeto podem ser consultadas:

Website: www.bee-project.eu | Facebook: www.facebook.com/BEE.EUProject