Logo Startup Madeira

Hack your Health > Gaming Hackathon | 2 - 3 de fevereiro

30 Janeiro, 2023

A Startup Madeira, no âmbito do consórcio eGames Lab, irá organizar um hackathon direcionado para a área da saúde: Hack Your Health! Esta iniciativa terá como base os Serious Games - que por definição são jogos com objetivos além do simples entretenimento.

Esta iniciativa terá lugar no Hotel The Views Monumental, entre os dias 2 e 3 de fevereiro.

Neste hackathon, as equipas serão desafiadas a desenvolver e criar jogos/atividades para a integração na plataforma Musiquence (Music + Sequence) – uma plataforma desenvolvida por um conjunto de investigadores da Universidade da Madeira. O Musiquence utiliza uma abordagem complementar não farmacológica, contribuindo para ganhos no funcionamento cognitivo, humor e qualidade de vida. Através desta plataforma, os profissionais de saúde podem personalizar atividades de estimulação cognitiva e as necessidades e preferências de pessoas com demência ou em outros contextos vulneráveis.

Os participantes, divididos em equipas, serão profissionais da área da saúde (psicologia, enfermagem, medicina, terapias ocupacionais, entre outros), os membros investigadores responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma, designers e criativos.

Objetivos:

  • Possibilitar a inovação colaborativa com foco na saúde;
  • Fomentar o networking entre diversos profissionais de saúde (cuidadores, enfermeiros, psicólogos, investigadores), engenheiros, designers, criativos e curiosos;
  • Alertar para a problemática da demência, desmistificar e combater o estigma em torno das doenças neurodegenerativas;
  • Estimular a geração de ideias e partilhas de conhecimento entre os diversos participantes.

Para consultar o programa e mais informações, consulta o site oficial desta iniciativa: https://startupmadeira.eu/hack-your-health/