Logo Startup Madeira

Madeira Startup Retreat | 7ª Edição

11 Fevereiro, 2026

A sétima edição do Madeira Startup Retreat arrancou oficialmente a 9 de fevereiro, no Colégio dos Jesuítas, reunindo na Madeira dez startups internacionais ligadas às áreas de viagens, turismo e lazer, num programa que, este ano, aposta fortemente em soluções baseadas em Inteligência Artificial: Apollo: Turismo Outdoor (Brasil); Ciceru (Estónia); eTrilhas (Brasil); HotelBuddy (Estonia); Passabot (Brasil); Simplifyer (Portugal); The Regenerative Tourism (Brasil); Tripio.co (Alemanha); Tripnly (Turquia & Portugal); Volvero (Itália). 

Organizado pela Startup Madeira, em parceria com o NOVA SBE e com o apoio do Turismo de Portugal, o programa decorre até 20 de março.

O Launch Event reuniu as equipas participantes, parceiros, local-hosts e a oradora convidada Yuval Ackerman, CEO da Ethical Emails, que abriu a edição com a talk “Why sustainable tourism needs ethical marketing: The AI question”. Seguiram-se momentos de apresentação das startups, sessões de integração conduzidas por Maria Eugénia Mascarenhas, Associate Director @ NOVA SBE Haddad Entrepreneurship Institute, e atividades de networking, que marcaram o arranque das seis semanas intensivas de trabalho.

Ao longo da primeira semana, dedicada ao diagnóstico de negócio, planeamento estratégico e definição de objetivos, as startups estão a participar em exercícios de autoavaliação, sessões de trabalho em equipa, com a mentora Marta Pereira da Elephant Answer, e no tradicional Mentor Madness, que contou com especialistas como Carlos Neto, Cintia Mano, José Maia, José Marques, Nina Simone Franke e Simone Siebra. A semana culminará com a primeira roadtrip e a participação no Carnaval do Funchal, proporcionando também um contacto cultural com a ilha.

A segunda semana irá centrar-se na criação de valor impulsionada por AI e na comunicação de marca, com workshops de Shadi Yazdan, CEO da SY Strategy, e de Patrícia Soares da Costa, especialista em branding. Inclui ainda uma masterclass com a comunidade Google Developer Group Madeira, focada em experiências tecnológicas e partilha entre participantes e membros do ecossistema local. Esta fase integra também um Co‑Create Lab com alunos da Universidade da Madeira, promovendo a ligação entre academia e startups.

Na terceira semana, dedicada a estratégia de produto e crescimento, o programa receberá a visita da Portugal Ventures, representada por Marco Neves, além de uma masterclass sobre “The Agentic Playbook: How to build an AI-first startup”, conduzida por Martin Hýravý, da Make. As startups terão ainda um workshop com o mentor Gil Belford e participam em duas iniciativas-chave: Matchmaking com a comunidade de Citizen Circle, com mais de 50 participantes, e a sessão Madeira Library, que juntará empresários e profissionais regionais ligados ao turismo, hotelaria, tecnologia, sustentabilidade e economia azul.

A quarta semana abordará escalabilidade, vendas e growth hacking, com workshops liderados por Miguel Alves Ribeiro, fundador da sheerME, e Fernando Jardim, do Startup Genome. Já a quinta semana é dedicada ao desenvolvimento de equipas de alto impacto e a estratégias de parcerias, com sessões orientadas por Paula Marques, da NOVA, e Tim Ward, fundador da Bid Buddy Pro.

Nesta semana, o programa integrará também um hackathon colaborativo entre as startups do Madeira Startup Retreat e os finalistas do Madeira Impact Collective, um programa onde a Startup Madeira também é parceira.

A última semana será totalmente dedicada à preparação do Demo Day, com sessões intensivas de pitch training lideradas por Brian Tam, fundador da Let’s Make Great!.

O grande momento da edição acontecerá a 18 de março, com o Demo Day, que reúnirá apresentações das dez startups e um conjunto de talks de convidados como Eliano Marques, Lígia Gomes, Carlos Bleck de Siqueira, Sérgio Guerreiro, Carla Portela e Carlos Soares Lopes. O evento encerra com uma sessão de networking aberta aos participantes, parceiros e comunidade. Este evento será aberto a toda a comunidade e as inscrições para esta sessão serão divulgadas brevemente, no website oficial da Startup Madeira.  

Com 10 startups, sedeadas em sete países, com um total de 27 empreendedores de onze nacionalidades, a sétima edição do Madeira Startup Retreat está a acontece de 9 de fevereiro a 20 de março, no Colégio dos Jesuítas (Funchal).

Mais informações sobre as startups participantes, oradores e mentores convidados, podem ser consultadas no website oficial do programa:

Madeira Startup Retreat