Logo Startup Madeira
O que é?
Para quem é?
Candidatura

O que é?

A Startup Madeira e a Secretaria Regional da Economia Turismo e Cultura promovem na Região Autónoma da Madeira um novo Programa Europeu de intercâmbio designado “Erasmus para Jovens Empreendedores”.

O programa de intercâmbio Europeu para Empreendedores

O programa "Erasmus para Jovens Empreendedores" ajuda os empreendedores europeus que pretendam criar o seu próprio negócio a adquirir as competências necessárias para iniciar e/ou gerir com sucesso um pequeno negócio na Europa. Os novos empreendedores reúnem-se e trocam conhecimentos e ideias de negócio com um empreendedor experiente, com quem ficam e colaboram por um período de 1 a 6 meses. A estadia é financiada de acordo com os valores tabelados.

Benefícios

Como novo empreendedor, beneficiarás da formação on-the-job numa pequena ou média empresa sediada num país participante no programa. Este facto facilitará o sucesso do arranque do teu negócio ou o fortalecimento do teu novo projecto. Poderás também tirar partido do acesso a novos mercados, da cooperação internacional e do potencial de colaboração com parceiros de negócio no estrangeiro.

Enquanto empreendedor de acolhimento, poderás beneficiar de novas ideias sobre o seu negócio, vindas de um jovem empreendedor motivado. Ele poderá ter competências ou conhecimento em áreas que não são dominadas por ti e que podem complementar os teus. A maioria dos empreendedores apreciaram tanto a experiência que decidiram acolher posteriormente outros novos empreendedores.

Trata-se realmente de uma colaboração de ganho mútuo através da qual ambos poderão descobrir novos mercados ou parceiros de negócio europeus e novas formas de fazer negócios.

A longo prazo, beneficiarás de amplas oportunidades de trabalho em rede e, possivelmente, decidirás continuar a colaboração de ambos sob a forma de parceria de negócio a longo prazo (ex. empresas comuns, actividades de subcontratação, relações de contratante-fornecedor, etc.).

Funcionamento global do programa

O programa "Erasmus para Jovens Empreendedores" é financiado pela Comissão Europeia e está disponível em vários países com a ajuda de pontos de contacto locais, com competências na área de apoio ao negócio (ex. Câmaras de Comércio, centros de arranque de empresas, incubadoras, etc.). As respectivas actividades são coordenadas ao nível europeu pelo Gabinete de Apoio do Programa.

Poderás consultar toda a informação no site oficial em www.erasmus-entrepreneurs.eu

Poderás participar no programa como novo empreendedor se:

  • Estiveres a planear seriamente iniciar um negócio, com base num plano de negócio viável;
  • Tiveres iniciado o seu próprio negócio nos últimos 3 anos.

A tua (futura) empresa ou actividade poderá pertencer a qualquer sector e não existe limite de idade.

Poderás participar no programa como novo empreendedor se:

  • Ter residência permanente num dos países participantes no programa;
  • Ter uma ideia concreta de projecto ou negócio, reflectida num plano de negócio;
  • Estar motivado e empenhar-se durante a estadia com o empreendedor experiente de outro país participante;
  • Estar preparado para contribuir para o desenvolvimento do negócio do empreendedor de acolhimento e disponibilizar as suas competências gerais e específicas;
  • Estar preparado para complementar o financiamento do programa, de forma a poder cobrir os custos da tua estadia no estrangeiro.

Enquanto empreendedor de acolhimento, poderás participar no programa se:

  • Tiveres residência permanente num dos países participantes no programa;
  • Fores proprietário-gestor de uma pequena ou média empresa OU estiveres directamente envolvido em empreendedorismo ao nível de Conselho de Administração de PMEs;
  • Estiveres a gerir uma empresa há vários anos;
  • Pretenderes partilhar o teu conhecimento e experiência com um novo empreendedor e actuar como mentor.

Os Organismos Intermediários (OI), ou seja, entidades ou instituições que nacional ou localmente já assumem o papel de promoção do empreendedorismo e do espírito empresarial, assumem o papel de promoção e divulgação do Programa, efetuam a ligação e coordenação entre NE e EA, tendo em conta os interesses comuns, e coordenam todo o processo na sua Região.

Poderás consultar toda a informação no site oficial em www.erasmus-entrepreneurs.eu

Candidatura

Os novos empreendedores e os empreendedores experientes que pretendem participar no programa de intercâmbio de empreendedores deverão candidatar-se através da ferramenta e escolher o seu ponto de contacto local preferido. O ponto de contacto local deve funcionar no país de residência do empreendedor pois será o guia e ponto de contacto ao longo de todo o processo. Os empreendedores que residirem num dos poucos países onde não há pontos de contacto local poderão registar-se num ponto de contacto local localizado noutro país da União Europeia à sua escolha.

A partir do momento em que fores aceite, poderás encontrar todas as outras candidaturas válidas no catálogo on-line, o que permitir-te e ao teu ponto de contacto local encontrar parceiros adequados.

Principais passos a seguir para participar no programa Erasmus para Jovens Empreendedores:

  • Preparar os teus documentos de candidatura: curriculum vitae, motivações e, adicionalmente para os novos empreendedores, um plano de negócio;
  • Registar-te através do formulário on-line e submeter o teu CV e plano de negócio (apenas para os novos empreendedores);
  • Criar uma relação com um novo empreendedor ou um empreendedor de acolhimento no estrangeiro (duas opções):
    a) Sugere ao teu ponto de contacto local um novo empreendedor ou um empreendedor de acolhimento com quem já estás em contacto, ou
    b) Procura um novo empreendedor ou empreendedor de acolhimento no catálogo on-line com a ajuda do teu ponto de contacto local.
  • Chegar a acordo com o teu novo empreendedor ou empreendedor de acolhimento sobre o projecto de trabalho e aprendizagem (ou seja, datas, objectivos e plano de actividades do intercâmbio) e apresentar os detalhes ao teu ponto de contacto local;
  • Assinar o Compromisso com a Qualidade: este Compromisso com a Qualidade deve ser assinado (digitalmente) por todas as partes envolvidas na relação. Enquanto novo empreendedor, deves também celebrar um acordo de financiamento com o teu ponto de contacto local;
  • Início da estadia no estrangeiro: a duração do intercâmbio pode variar entre 1 e 6 meses, sendo que deverão ser concluídos num prazo global de 12 meses quando efectuados de forma faseada;
  • A assistência financeira ao novo empreendedor será prestada em vários pagamentos, em conformidade com o acordo assinado com o teu ponto de contacto local e de acordo com os valores tabelados.

Ponto de contacto local:

Para concorreres terás que selecionar um ponto de contacto local, que no programa se chamam Organizações Intermediárias, para que façam a gestão do teu processo.

Neste momento a Startup Madeira não é uma dessas organizações intermediarias do programa, por isso ao candidatarem-se, terão que escolher uma outra organização existente em Portugal.

Poderás consultar toda a informação no site oficial em www.erasmus-entrepreneurs.eu