O que é o MACSkilling?
A aceleração da inovação em diferentes setores permitiu a melhoria da competitividade das empresas. Estas mudanças transformaram as formas de trabalho, gerando novas necessidades nas empresas em relação a pessoal qualificado, exigindo novos perfis profissionais com novas competências e aptidões. No entanto, a rápida evolução do mercado de trabalho não permitiu que a formação profissional se adaptasse com a celeridade necessária, originando uma lacuna entre a preparação e qualificação profissional e as necessidades reais das empresas. Esta situação dificulta a inserção das pessoas no mercado de trabalho e cria obstáculos às empresas na implementação de mudanças inovadoras, devido à falta de pessoal adequado que se adapte aos novos processos.
O objetivo geral do projeto é otimizar a empregabilidade e a competitividade no mercado de trabalho, alinhando de forma eficaz as aptidões profissionais dos trabalhadores e dos candidatos a emprego com as necessidades específicas dos setores estratégicos. Este objetivo será alcançado através da adaptação da oferta formativa, da promoção do empreendedorismo em setores inovadores e da garantia da flexibilidade e adaptabilidade das políticas de apoio à educação e formação para o emprego. Pretende-se, assim, formar uma força de trabalho altamente competente e adaptável, que contribua para o crescimento sustentável, promova a inovação, impulsione a transformação digital e reforce a competitividade empresarial. Paralelamente, procura-se oferecer oportunidades de aprendizagem de qualidade a jovens e adultos, facilitando a atualização profissional, especialmente para pessoas e grupos com maiores dificuldades de integração no mercado de trabalho.
Cofinanciado por:
O MAC SKILLING é cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia INTERREG VI-D Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2021-2027

Quem beneficia com o MACSkilling?
- A Região da Macaronésia, na medida em que a colaboração internacional permitirá alinhar de forma mais eficaz as competências e aptidões dos participantes com as necessidades reais do mercado de trabalho, promovendo a identificação de lacunas de competências e a adoção de boas práticas, contribuindo para o fortalecimento da competitividade regional.
- Os jovens, adultos e grupos com maiores dificuldades de integração, pois beneficiarão de oportunidades de aprendizagem de qualidade e de processos de atualização profissional mais adaptados às exigências do mercado, garantindo uma formação mais flexível, inovadora e orientada para a empregabilidade.
- Clusters e associações empresariais, em todo o âmbito da cooperação, através de programas de melhoria na gestão das suas organizações e dos serviços que oferecem aos seus associados, especialmente nos serviços relacionados com a procura de pessoal qualificado.
- Empregados e candidatos a emprego, em todo o âmbito da cooperação, pelo acesso a informação e formação ajustada aos requisitos reais das empresas.
- Organismos públicos com competências em Formação para o Emprego, em todo o âmbito da cooperação, pela oportunidade de intercâmbio de conhecimentos para a melhoria das políticas de Formação para o Emprego.
- Empresas, em todo o âmbito da cooperação, através da melhoria dos programas de qualificação dos trabalhadores.
- Instituições educativas e de formação, em todo o âmbito da cooperação, pelo reforço da educação e da formação para o emprego.
Para mais informações, consulte o site oficial em: https://www.macskilling.eu/
Parceiros FEDER
Parceiros Terceiro País Africano
Candidatura
Neste momento as candidaturas ao projeto MACSkilling encontram-se encerradas.