O que é?

O Madeira Startup Retreat é um programa de aceleração, apoiado pelo Turismo de Portugal e desenvolvido pela Startup Madeira, em parceria com a NOVA SBE.
Durante 6 semanas intensivas, 10 startups de turismo e lazer, têm a oportunidade de trabalhar, partilhar conhecimentos e experiências, analisar o seu próprio negócio e estabelecer objetivos, acompanhados por mentores especializados.
Um dos objetivos deste programa é que os empreendedores possam também aproveitar o ecossistema da Madeira, enquanto laboratório-vivo, para testar e escalar os seus produtos e serviços, e explorar novos nichos de marcado.
Ao longo do programa, cada startup terá o apoio permanente de um local host que facilitará informações sobre o ecossistema e cultura regional, além de ajudar a tornar estas semanas numa experiência inesquecível.

Para quem é?

O Madeira Startup Retreat pretende acolher 10 startups da área do Turismo, Viagens & Lazer. Se pretendes explorar novos mercados, estás à procura de inspiração, queres alavancar a tua startup e aumentar a tua rede de contactos, este programa é para ti! As startups interessadas podem concorrer com 2 a 4 colaboradores.

Quando precisas estar na Madeira?

Os participantes deverão chegar à Madeira antes do do início do evento de abertura de cada edição. Esta data é previamente anunciada a cada edição.

Quem estará envolvido?

Este programa de aceleração, personalizado e ajustado às startups participantes, é apoiado pelo Turismo de Portugal e desenvolvido pela Startup Madeira em parceria com a NOVA SBE. Além da organização, que acompanha as equipas desde as inscrições, seleção, preparação de chegada à ilha e, finalmente, durante todo o evento, este programa conta também com 5 local hosts, convidados locais, parceiros e comunidade local e internacional. 

O que vou aprender com o programa?

As startups participantes serão analisadas e novas ideias ou sugestões serão aplicadas às empresas, produtos e mercados. Para além de mentoria, participarás em workshops, momentos de networking, reuniões e um demo-day.
Queremos que tenhas uma experiência como um local enquanto estás na Madeira. Assim, propomos que desfrutes de passeios pelas levadas, experiêncais de mergulho e desportos de mar, caminhadas e passeios de bicicleta pela montanha. Não nos podemos esquecer da gastronomia local e bebidas tradicionais, sessões de yoga e muito mais.

Durante o programa irás aprender (mais) sobre:

- Metodologias
- O futuro e tendências da indústria de Turismo e Viagens.
- Mercado e Concorrência.
- Desenvolvimento do negócio.
- Validação da ideia e dos potenciais clientes.
- Growth Hacking.
- Apoio ao cliente e Marketing.
- Gestão, Métricas & Finanças e Preço.
- Liderança, Cultura e Identidade.

O que podemos esperar no fim do retreat?

No final do Retreat terás a oportunidade de fazer um pitch final a parceiros, stakeholders e comunidade relacionada com o setor. Uma forma de apresentares a tua solução a possíveis clientes e/ou iniciar sinergias no ecossistema. 

Que startups podem participar?

Relacionadas com Turismo, Viagens e Lazer.

É necessário ter a empresa legalmente constituida antes da candidatura?

Sim! A tua startup tem que estar em pleno funcionamento e legalmente constituída, há pelo menos 2 anos, com clientes e/ou utilizadores.

Como podemos usar os 2.500€?

Cada startup recebe 2.500€ para despesas efetuadas durante o período em que permanece na Madeira (Estas podem incluir: viagens, alojamento, refeições, etc). Com esta ajuda financeira pretendemos que estejam 100% focados e relaxados durante as 6 semanas do programa, para que possam aproveitar ao máximo o tempo passado cá.

Podem candidatar-se startups de fora da UE?

Sim. As startups de fora da UE necessitam de um VISA Schegen. Candidatar-se a um VISA com validade de 90 dias é relativamente simples, nós iremos ajudar-te a obteres o teu, assim que a tua candidatura ao programa seja aceite.

Antes da nossa candidatura, tem que ser assinado algum acordo de não divulgação?

Não. Não pedimos nada que possa comprometer a inovação dos teus produtos no processo de candidatura.

Em que fase temos que estar, para nos podermos candidatar?

Mesmo que já estejas no mercado e/ou com situação financeira sólida, poderemos sempre potenciar tudo o que já atingiste e ajudar-te a alcançar ainda mais.

Portanto, quando nos podemos candidatar?

A cada edição, o período de inscrição é anunciado no website oficial do programa.

Subscreve a newsletter
Não enviamos spam.
2022 - Startup Madeira