A Madeira está a apostar no desenvolvimento de um ecossistema de inovação na área da Economia do Mar. Nesse sentido, várias entidades públicas e privadas, em parceria com o Fórum Oceano e a Startup Madeira, juntaram forças para criar o Hub Azul Madeira, projeto que inclui uma call internacional que pretende atrair, já em 2024, 10 startups internacionais para trabalhar na economia do mar. O projeto será apresentado na próxima sexta-feira, dia 12 de maio, a partir das 14:30, no Salão Nobre do Governo Regional.
As empresas que aceitarem o desafio de deslocalizarem-se para a Região, ou startups regionais que estejam a desenvolver projetos na economia azul sustentável, serão apoiadas pela Startup Madeira e poderão utilizar instalações da APRAM, no Porto do Caniçal.
Aquilo que se pretende é que as startups se instalem na Região, trabalhando a partir da Madeira, utilizando infraestruturas na Madeira e recorrendo também a mão de obra da Madeira. O objetivo central do projeto é desenvolver um ecossistema criativo em torno da economia do mar sustentável, nomeadamente em áreas como a robótica, a pesca de precisão, o shipping – aproveitando a ligação ao Registo Internacional de Navios, proporcionada pela SDM – e a outras áreas no âmbito da economia azul produtora de lucro e de impacto positivo no ambiente.
Confirme aqui a sua presença no evento: